segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Teoria de Gestalt

1. Defina boa forma?

R: A boa forma são formas mais simples as regulares e as geométricas (triângulo, rectângulo e circunferência).


2. Quais são os 3 elementos fundamentais que condicionam a percepção visual?

* Campo perceptivo;
* Estrutura;
* Forma;

3. Quais são os princípios fundamentais da percepção visual?


* Relação forma/campo: É caracterizado pela sua homogeneidade. Tendemos que a considerar como forma as figuras situadas em primeiro plano ou na parte inferior da área.
* Relação forma/fundo: Neste caso o campo visual relaciona-se com a nossa própria posição no espaço real.
* Peso visual :
Neste caso o peso pode variar:
A localização;
A Dimensão;
O isolamento;
A direcção;
O interesse intrínseco.

4. Descreva as leis da organização da forma?

* Lei da proximidade relativa: os elementos são agrupados de acordo com a distância
* Lei da Pregnância: A mais importante de todas, possivelmente, ou pelo menos a mais sintética. Todas as formas tendem a ser percebidas em seu carácter mais simples.
* Lei da Semelhança: pode chamar-se lei da similaridade. Possivelmente a lei mais óbvia, que define que os objectos similares tendem a se agrupar. A similaridade pode acontecer na cor dos objectos, na textura e na sensação de massa dos elementos.
* Lei da Constância: as identidades de uma forma mantêm-se independentemente do seu ângulo de observação.
* Lei da Simetria: possivelmente a lei mais óbvia, que define que os objectos similares tendem a se agrupar. A similaridade pode acontecer na cor dos objectos, na textura e na sensação de massa dos elementos. Estas características podem ser exploradas quando desejamos criar relações ou agrupar elementos na composição de uma figura.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dinâmica de contraste


Dinâmica de contraste


-contraste de cor:
O contraste é um fenómeno com o qual se podem diferenciar cores atendendo à luminosidade, à cor de fundo sobre a qual se projectam...”

Quando duas cores diferentes entram em contraste directo, o contraste intensifica as diferenças entre ambas. O contraste aumenta quanto maior for o grau de diferença e maior for o grau de contacto, chegando a seu máximo contraste quando uma cor está rodeada por outra. O efeito de contraste é recíproco, já que afecta às duas cores que intervêm. Todas as cores de uma composição sofrem a influência das cores com as que entram em contacto.
Existem diferentes tipos de contrastes de cor:
§       Contraste de Cor em si;
§      Contraste Claro-Escuro;
§      Contraste Quente -Frio;
§      Contraste de Cores Complementares;
§      Contraste Simultâneo;
§      Contraste Sucessivo;
§      Contraste de Qualidade;



Contraste de forma:
Por meio de uma composição antagónica, ou seja, que tenha opostos, a dinâmica do contraste poderá ser prontamente demonstrada em cada exemplo visual básico que dermos. Se o objectivo for atrair a atenção, a forma regular, simples será dominada pela forma irregular, imprevisível. Ao serem justapostas, as texturas desiguais intensificam o carácter único de cada uma. A função principal desta técnica é aguçar, por meio do efeito dramático, mas ela pode, ao mesmo tempo e com muito êxito, dar maior requinte à atmosfera e às sensações que envolvem uma manifestação visual.


-contraste de tom:
Com o tom, a claridade ou a obscuridade relativas de um campo estabelecem a intensidade do contraste. Podemos ter contrastes entre tons. A divisão de um campo em partes iguais pode demonstrar um contraste tonal, uma vez que o campo é dominado pelo peso maior, ou seja, o tom mais escuro. No caso, branco e preto, a sensação é de que o preto domina a maior área.



Anatomia da mensagem visual

Expressamos e recebemos mensagens visuais em três níveis

Os diferentes níveis de representação permitem diferentes estilos e diferentes soluções às composições visuais.
- O representacional, aquilo que vemos e identificamos com base no meio ambiente e na experiência, o abstracto a qualidade cinestésica de um fato visual reduzido a seus componentes visuais, básicos e elementares enfatizando os meios mais directos, emocionais e mesmo primitivos da criação de mensagens, o simbólico: o vasto universo de sistemas de símbolos codificados que o homem criou arbitrariamente e ao qual atribui significados. Todos esses níveis de resgate de informações são interligados e se sobrepõem, mas é possível estabelecer distinções suficientes entre eles, de tal modo que possam ser analisados tanto em termos de seu valor como táctica potencial para a criação de mensagens quanto em termos de sua qualidade no processo de visão.


Quais os níveis de representação da mensagem visual?
Nível representacional: é o que vemos e identificamos em experiências reais (ou em fotografias).


Nível simbólico: são sistemas de símbolos que o homem cria e aos quais atribui significados. Também pode incluir abstracções irredutíveis.

Nível abstracto: é a imagem reduzida e mais abrangente a seus componentes visuais mais básicos emocionais e directos.


Aplicações

-O representacional ou primeiro nível é o mais eficaz na transmissão forte e directa das mensagens visuais.



-O abstracto ou segundo nível é o mais livre e exploratório.


-O simbólico ou terceiro nível é o mais comprometido com a mensagem, a significação.



è     Entretanto, toda a intencionalidade das mensagens visuais estão necessariamente sujeitas a um outro factor: a percepção do receptor.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Alfabeto Visual

Existem vários elementos básicos de comunicação Visual:



-Alfabeto visual;
-Ponto;
-Linha;
-Signo, marca e sinal;
-Superfície e textura;
-Espaço;
-Cores;
-Proporção;
-Luz, sombra e volume;
-Perspectiva;

Alguns elementos básicos da comunicação visual:

-Alfabeto Visual: Todas as linguagens têm um sistema próprio de organização. Linguagem visual = código = elementos que servem para formar suas mensagens.

-Luz, sombra e volume: quando há luz também há sombra. Luz - sombra = ideia de volume

-Perspectiva: Efeito visual que permite transmitir para o desenho a impressão de espaço e distância.

-Signo, marca e sinal: Marcas: nossos pés na areia = marcas involuntárias (signos) . Marcas voluntárias : ocorre quando temos a intenção de transmitirmos ideias. Marcas = signo = forma associada a uma ideia . Pelos signos nos comunicamos com os outros e transmitimos nossas mensagens.

-Linha: Marca contínua ou com aparência de contínua. Exemplo : Linha do horizonte, linha divisória entre os estados, linha definida pela margem de um rio, linha de contorno de objectos.

-Superfície e textura: Diferentes formas e tipos. Diferentes personalidades. Textura : Detalhes da trama , entrelaçamento de fibras ou linhas.

 

Percepção Visual

Percepção visual é a função cerebral que atribui um certo significado e estímulos sensoriais a partir de vivências passadas. Podemos ficar a perceber que a percepção de um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais , para atribuir um significado ao seu meio. Podemos também dizer que consiste na aquisição , selecção e organização das informações obtidas pelos sentidos. Envolve também processos mentais, a memória, e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.

A Percepção de cores: um dos aspectos da percepção visual