segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Anatomia da mensagem visual

Expressamos e recebemos mensagens visuais em três níveis

Os diferentes níveis de representação permitem diferentes estilos e diferentes soluções às composições visuais.
- O representacional, aquilo que vemos e identificamos com base no meio ambiente e na experiência, o abstracto a qualidade cinestésica de um fato visual reduzido a seus componentes visuais, básicos e elementares enfatizando os meios mais directos, emocionais e mesmo primitivos da criação de mensagens, o simbólico: o vasto universo de sistemas de símbolos codificados que o homem criou arbitrariamente e ao qual atribui significados. Todos esses níveis de resgate de informações são interligados e se sobrepõem, mas é possível estabelecer distinções suficientes entre eles, de tal modo que possam ser analisados tanto em termos de seu valor como táctica potencial para a criação de mensagens quanto em termos de sua qualidade no processo de visão.


Quais os níveis de representação da mensagem visual?
Nível representacional: é o que vemos e identificamos em experiências reais (ou em fotografias).


Nível simbólico: são sistemas de símbolos que o homem cria e aos quais atribui significados. Também pode incluir abstracções irredutíveis.

Nível abstracto: é a imagem reduzida e mais abrangente a seus componentes visuais mais básicos emocionais e directos.


Aplicações

-O representacional ou primeiro nível é o mais eficaz na transmissão forte e directa das mensagens visuais.



-O abstracto ou segundo nível é o mais livre e exploratório.


-O simbólico ou terceiro nível é o mais comprometido com a mensagem, a significação.



è     Entretanto, toda a intencionalidade das mensagens visuais estão necessariamente sujeitas a um outro factor: a percepção do receptor.

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